Home > SOBRE O MUSEU


 

O Museu Virtual da Faculdade de Medicina da UFRJ é um projeto de extensão, estreitamente vinculado ao projeto de pesquisa “Ensino médico no Rio de Janeiro”  e às disciplinas de graduação – História da Medicina – e de pós-graduação – História e Saúde. Estas atividades se articulam no Laboratório de História, Saúde e Sociedade, da Faculdade de Medicina. A organização de um Museu para abrigar os vários objetos e documentos pertencentes à Faculdade, e que são importantes testemunhos de seu papel na formação médica no Brasil, é há muitos anos um desejo de sucessivas administrações.

Desde 2001 estão em curso esforços sistemáticos de recuperação de acervos que têm contado com o decisivo apoio da FAPERJ, da Fundação Universitária José Bonifácio e com recursos próprios da Faculdade de Medicina. Os esforços de recuperação de livros, documentos e quadros, reacalentaram o antigo sonho de organização do Museu da Medicina. No entanto, estes esforços também indicaram novos caminhos. O Museu Virtual, sem prejuízo de áreas físicas de exposição e guarda dos diversos acervos, pretende ampliar o acesso a todo este rico conjunto documental e se constituir num espaço de construção da história da nossa Faculdade, em interação com todos aqueles que, das mais diversas formas, dela fazem parte.

A convergência de propósitos dos diversos projetos em curso e a evidente divergência de necessidades e usos de acervos documentais tão diversos, indicaram a construção deste espaço virtual. Neste espaço dinâmico, cada usuário poderá construir seu próprio percurso através de espaços reais contíguos ou não, públicos ou não, e a qualquer hora. Poderá também seguir viagem para outros espaços de seu interesse, através de diversos links. A construção virtual permitirá, de forma mais ágil e com menor custo, dar acesso a objetos e documentos e a informações complementares, e indicar novos caminhos de pesquisa para o usuário. O espaço virtual permitirá também integrar ao Museu, acervos particulares não disponíveis para visitação. Nosso levantamento preliminar permite prever grande interesse de professores, ex-alunos, e seus familiares, em integrar coleções de documentos, objetos diversos e fotografias que registram momentos vividos na Faculdade. O trabalho de identificação e descrição dessas coleções deve gerar também um arquivo de depoimentos orais que estará acessível através da página do Museu Virtual. O Museu Virtual, espaço dinâmico da construção e preservação da memória do ensino médico na UFRJ, convida você a participar desta construção.